Reumatologia

A Reumatologia é a especialidade médica que se dedica estudo e tratamento das doenças reumáticas, ou seja, as doenças que afectam as articulações, músculos e ossos. Estas condições resultam frequentemente em dor e restrição dos movimentos, e podem ter um impacto significativo na capacidade de funcionamento do paciente na sua vida diária. 

São doenças que muitas vezes implicam dor crónica e debilitante.

Os reumatologistas são médicos especializados no diagnóstico e tratamento da artrite, lúpus, gota, fibromialgia, ou qualquer outro tipo de artrite inflamatória de que um indivíduo possa sofrer.

As Doenças Reumáticas podem ocorrer em qualquer idade, mesmo em crianças, e distribuem-se por vários grupos, que abrangem mais de 100 doenças diferentes!

O diagnóstico diferencial destas doenças nem sempre é fácil devido à grande variabilidade das manifestações e diferentes etiologias que podem incluir quadros genéticos, processos auto-imunes, metabólicos ou mesmo infecções.

O impacto das doenças Reumáticas na sociedade é muito grande devido à sua alta frequência, alto custo, sofrimento crónico e incapacidade que podem gerar.

As doenças Reumáticas podem ser localizadas ou sistémicas. Quando localizadas podem envolver músculos, tendões ou articulações (ex. tendinites, hérnias, sindromes miofasciais) e mesmo não sendo graves, se não tratadas adequadamente (médica ou cirurgicamente) podem levar a grande sofrimento.

A Reumatologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das Doenças Reumáticas.

As principais grupos de doenças reumáticas sistémicas ou generalizadas são:

  1. As doenças músculo-esqueléticas difusas, cujo exemplo principal é a Fibromialgia.
  2. As doenças metabólicas cujos exemplos principais são a osteoporose (doença silenciosa até levar à primeira fractura) e a Gota úrica.

  3. As conectivites, sendo as mais frequentes a Artrite Reumatóide, o Lúpus e o Sindroma de Sjögren.

  4. As Espondilartrites, sendo as mais importantes a Espondilite Anquilosante e a Artrite Psoriásica.

  5. As Vasculites (ex. a Doença de Behçet), que embora raras, se não tratadas podem levar a envolvimento grave de órgãos importantes como sejam o olho, o pulmão, o Sistema Nervoso Central e o rim.

O tratamento das Doenças Reumáticas, especialmente das formas mais graves tem evoluído muito nos últimos anos e hoje em dia o objectivo dos tratamentos é a remissão da doença.

Os melhores resultados conseguem-se com um tratamento correto efectuado pelo Reumatologista, o mais precoce possível e com a ajuda de equipas multidisciplinares, que incluem nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e várias especialidades médicas, como sejam a Medicina Interna, a Neurologia a Gastrenterologia e a Psiquiatria entre outras.

Os nossos Especialistas desta área

Dr. Vaz Patto

Reumatologista

Especialidades Médicas

Reumatologia

Scroll to Top

Deixe os seus dados nós entramos em contato

Seja qual for o assunto estamos aqui para o ajudar! Por favor preencha os seus dados no formulário para podermos entrar em contato consigo o mais breve possível.