Terapia de Casal

Já se perguntou se você e o seu companheiro deveriam fazer terapia de casal? Certamente a sua primeira reação é pensar que não faz sentido fazê-lo agora porque as coisas estão bem, apenas existem problemas normais entre o casal, que podem ser resolvidos sem a ajuda de outra pessoa.

A verdade é que não é necessário que um casal esteja à beira do abismo para fazer terapia de casal.

A terapia ajuda a fortalecer os vínculos entre o casal e evita problemas futuros que possam surgir.

O que é terapia de casal?

É um tipo de terapia que se aplica a casais, especialmente quando existe uma dificuldade, na qual um profissional ajuda a encontrar uma solução.

A terapia de casal também é um ponto neutro que será muito útil para encontrar soluções saudáveis para uma situação que gera desequilíbrio.

Falamos de ponto neutro, porque um especialista não toma partido no conflito, não fica do lado de nenhuma das partes e o seu único objetivo é orientar o processo psicoterapêutico até criar tranquilidade em ambas as pessoas.

Tomar a decisão de ir a um especialista é talvez uma das decisões mais difíceis que terá que enfrentar.

Por isso queremos aprenda a identificar algumas das razões que justificam o recurso a uma terapia de casal:

Quando deve fazer terapia de casal?

É importante lembrar que o ideal é não deixar chegar a um momento de caos para procurar ajuda.

O mais correto é consultar um especialista antes de perder a calma e a estabilidade do relacionamento.

No entanto, a maioria das consultas são feitas em momentos de adversidade.

Portanto, se estiver a passar por algum dos seguintes momentos com o seu companheiro(a), é importante que converse com o seu par e que juntos procurem a ajuda que precisam:

  • Se sente que o seu parceiro não corresponde às suas expectativas, se questiona frequentemente o que está a fazer nessa relação e frequentemente quer fugir do espaço que partilha com ele.
  • Se um dos dois foi infiel e juntos querem superar esse momento e continuar o relacionamento sem dúvidas ou recriminações.
  • Se perceber que há falhas na comunicação e que deixaram de conseguir comunicar e que qualquer conversa acaba por ser um gatilho para discutir.
  • Se sentirem que é altura de pedir o divórcio porque não há nenhum tipo de conexão emocional ou sexual.
  • Se não tem relações sexuais com a frequência que gostariam e existe um desinteresse cada vez maior e que ambos reconhecem que alguma coisa tem que ser feita.

Mais razões para fazer terapia de casal

Além destas, existem ainda muitas outras razões. Mas, em conclusão, deve procurar terapia de casal quando sentir que o relacionamento não está a funcionar e que lhe causa mais preocupação ou angústia do que felicidade e tranquilidade.

Agora que já sabe quando deve fazer terapia de casal, conheça alguns dos benefícios que obterá ao tomar esta decisão.

Quais os Benefícios da terapia de casal?

O simples facto de reconhecer que há um problema e que precisa de ajuda já é um benefício inestimável que lhe dará paz de espírito.

No entanto, existem outros benefícios que deve ter em mente.

  1. Conhecer melhor o seu parceiro: quando convive com uma pessoa há muito tempo, pensa que a conhece completamente, mas não é assim. Existem pensamentos e atitudes que podem passar despercebidos durante anos e que só sabe quando ouve e toma consciência destes no meio de uma sessão de terapia.
  2. Autoconhecimento: muitas vezes não sabe o motivo de algumas das suas e comportamentos que tem no seu dia a dia e é importante começar a reconhecer de onde vêm para ter consciência da sua existência e depois, trabalhar e melhorá-los.
  3. Construir objetivos comuns: ter objetivos em comum, como salvar o seu relacionamento, faz com que o casal se conecte muito mais e tenha um motivo que o leva a dar o melhor de si para continuar a construir o seu projeto de vida em conjunto.
  4. Melhorar a comunicação: É possível que muitas vezes tenha tirado as suas próprias conclusões sobre o que acha que o outro pensa. Na terapia de casa aprende que deve procurar respostas claras e não ficar com as suas próprias na terapia de casal aprende a ouvir, não a julgar, a entender o que o outro quer da melhor maneira, a não levar as coisas para o lado pessoal e a entender que recomendações não são ataques contra si, mas oportunidades de crescimento no seu relacionamento.
  5. Identificar problemas: existem problemas que surgem dentro do seu relacionamento, mas que não têm uma causa aparente. Na terapia de casal reconhecerá os problemas que o levaram à situação actual.
  6. Deixar de assumir a culpa: geralmente uma das partes do casal assume o peso dos problemas, e sente-se culpado por tudo o que acontece. Com um especialista, entenderá a importância de assumir os seus próprios erros para a construção de um relacionamento saudável.

Será um método?

A Terapia de Casal é o espaço ideal para fortalecer os laços afetivos, comunicacionais e emocionais.

Neste espaço tem a oportunidade de repensar o seu relacionamento e trabalhar para melhorá-lo.

O objetivo final da terapia de casal é fortalecer e melhorar sempre os pontos que estão a causar problemas ao casal.

A partir do momento que decidir procurar um especialista, mantenha a sua mente aberta para o processo que vai iniciar e para tudo que vai aprender, a sua vontade será o que realmente poderá fazer a diferença.

Não desvalorize os conflitos

Nenhum conflito é mínimo e se sente que há algum tempo que algo está a faltar ou que o seu companheiro não está a corresponder às suas expectativas, isso é um motivo válido o suficiente para tentar encontrar soluções que criem equilíbrio.

Por vezes evitar lidar com um problema aparentemente pequeno faz com que este aumente e possa ocupar demasiado espaço no relacionamento.

A terapia de casal poderá ajudá-lo a lidar com esta situação. 

Não tenha medo de que uma terceira pessoa conheça a sua realidade.

Mais do que vergonha, não tenha receio de que um especialista conheça a sua privacidade, esta preocupação poderá inibi-lo e criar mais uma inquietação adicional.

A terapia de casal ocorre num espaço privado, onde será ouvido e não julgado ou criticado.

Psicoterapia

Terapia de Casal

Terapia Familiar

Psicoterapia

Terapia de Casal

Terapia Familiar

Psicoterapia

Terapia de Casal

Terapia Familiar

Psicoterapia

Terapia de Casal

Terapia Familiar

Scroll to Top

Deixe os seus dados nós entramos em contato

Seja qual for o assunto estamos aqui para o ajudar! Por favor preencha os seus dados no formulário para podermos entrar em contato consigo o mais breve possível.